O processo do condicionamento operante baseia-se no controle do comportamento por suas conseqüências. As conseqüências que se seguem a determinados comportamento, sejam ambientais ou estímulos, são denominadas “reforços” e podem ser positivos ou negativos.
Reforçadores positivos podem ser primários ou secundários:
Primários: pouco utilizados no processo educativo. Exemplo: satisfação de necessidades fisiológicas, como o fornecimento de alimentos.
Secundários: utilizados em processos educativos, enfocam a satisfação de necessidades de cunho social.Exemplos: bom resultados em avaliações, progressão rápida no curso, elogios por parte do professor e a admiração obtida por parte dos colegas.
Reforçadores positivos podem ser primários ou secundários:
Primários: pouco utilizados no processo educativo. Exemplo: satisfação de necessidades fisiológicas, como o fornecimento de alimentos.
Secundários: utilizados em processos educativos, enfocam a satisfação de necessidades de cunho social.Exemplos: bom resultados em avaliações, progressão rápida no curso, elogios por parte do professor e a admiração obtida por parte dos colegas.
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